Como fazer um gráfico no Excel?

Nesse artigo você vai aprender o jeito simples e rápido de como fazer gráficos no Excel em 1 minuto.

Se você nunca criou um gráfico no Excel, fique tranquilo! Você vai conseguir agora!

Preparei nesse artigo um passo a passo simples e fácil e você será capaz de criar gráficos facilmente quando o seu chefe pedir para fazer uma apresentação de qualquer tipo de dados.

ferramentas-de-graficos-no-excel

O Excel é uma ferramenta muita poderosa e além das planilhas, fórmulas e tabelas, saber usar o recurso de gráficos é algo muito útil para qualquer pessoa.

Clique na foto abaixo e conheça o método completo, passo a passo criado por um contador, ex dono de escritório de contabilidade, perfeito para você dominar Excel rapidamente.

excel em 4 semanas

Como criar um gráfico no Excel passo a passo

Nas próximas linhas você vai aprender como criar gráficos em uma planilha do Excel usando uma faixa de dados simples, mas é importante você saber que da para criar gráficos avançados em vários formatos, seja um gráfico de pizza, linha, colunas, barras, área, dispersão, ações, superfície, radar e combinação.

Então vamos colocar a mão na massa e fazer o nosso primeiro gráfico no Excel, de forma simples, fácil e rápida.

1º Passo: Criar tabela

Abra o Microsoft Excel e crie uma tabela como a da imagem abaixo. Digite os dados conforme fiz abaixo para o seu gráfico não sair com dados errados.

criar-graficos-planilha-excel

2º Passo: Criar tabela e selecionar os dados

Para fazer um gráfico, primeiramente você precisar ter uma tabela com dados, caso ainda não fez com base nos dados acima, siga o 1º passo.

Após a finalização da tabela, selecione as informações que deseja para obter o gráfico e clique em Inserir. No caso do nosso exemplo, selecione a faixa de dados A3:B8, como indica na imagem abaixo:

selecionando dados na tabela para fazer o grafico

3º Passo: Execute o comando abaixo:

  • Guia: INSERIR
  • Grupo: GRÁFICOS
  • Botão: GRÁFICOS RECOMENDADOS

Caso tenha dúvidas ou dificuldade onde executar o comando, veja a imagem abaixo:

comando-inserir-graficos

4º Passo: Escolher o tipo de gráfico desejado

Após executar o comando acima, vai abrir a caixa de dialogo INSERIR GRÁFICO, com a guia Gráficos Recomendados em destaque. Repare na imagem abaixo:

guia-graficos-recomendados

A caixa de dialogo acima mostra 3 modelos de gráficos recomendados em destaque. Você pode verificar o formato de cada gráfico, clicando em cada modelo e o mesmo será exibido ao lado direito.

Nesse exemplo vamos definir o nosso gráfico com base no primeiro modelo, que é o gráfico de colunas agrupadas e finalize clicando em OK.

Veja na imagem abaixo como ficou o nosso primeiro gráfico incluído diretamente na planilha.

resultado-do-grafico-de-colunas-agrupado-inserido-na-planilha-excel
Gráfico Colunas Agrupadas

Prontinho, o seu gráfico está finalizado. Viu como é fácil?

Seguindo esse passo a passo, você pode criar gráficos em minutos. Recomendo você praticar esse passo a passo, criando outros modelos de gráficos.  Não importa a versão do seu Excel, seja na versão 2010, 2013 ou 2016… todos tem a opção de gráficos.

Aprenda a dominar os gráficos e transforme as suas apresentações e comece a ser reconhecido como uma autoridade no Excel.

5º Passo: Redimensionar e posicionar o gráfico na planilha

Para finalizar esse artigo, vou mostrar para você como posicionar o seu gráfico no lugar exato que você queira. Quando criamos o gráfico, o Excel não vai colocar o gráfico onde queremos, precisamos fazer isso manualmente. Mas fique tranquilo é bem simples.

Para redimensionar e posicionar o seu gráfico, clique sobre o gráfico e você vai notar umas marcações que surge nos cantos e quando você passa o mouse sobre o gráfico, aparece então no ponteiro do mouse, uma pequena cruz com as pontas em formato de seta, conforme na imagem abaixo:

redimensionamento-do-grafico

Após aprender com ajustar o posicionamento do gráfico, ajuste o tamanho e posição conforme a imagem abaixo:

resultado-final-da-criacao-do-primeiro-grafico-no-excel-2013-2016

grafico-de-colunas-finalizado
Gráfico de Colunas no Excel

Esse é o resultado final do gráfico apresentado nesse artigo. Siga o passo a passo e você vai aprender a fazer qualquer tipo de gráficos no Excel.

EXCEL EM 4 SEMANAS

Confira Esse Método Completo Para Você Aprender Excel em 4 Semanas e comece a dominar Gráficos, Fórmulas e Planilhas de forma simples, prática e descomplicada, Sem Sair de Casa.

Clique na foto abaixo e conheça o método completo, passo a passo criado por um contador, ex dono de escritório de contabilidade, perfeito para você dominar Excel rapidamente.

excel em 4 semanas