Aprenda como fazer PROCV no Excel

A função PROCV…!!! Nesse artigo você vai aprender o passo a passo de como fazer PROCV no Excel e anote isso: Ao final desse artigo, você vai entender como funciona, tendo o conhecimento para aplicar ainda hoje em qualquer planilha do Excel.

Mas afinal, o que é essa tal de função ou fórmula PROCV que dizem ser muito útil no Excel? Praticamente nunca tinha ouvido falar, até meu chefe chegar e pedir para montar uma planilha no Excel com essa tal de proc v…

Se você chegou até aqui, é porque está precisando aprender e entender como funciona, para que serve, como usar a PROCV no Excel e nas próximas linhas, você vai aprender tudo sobre essa função.

PROCV o que é e como funciona no Excel?

A função PROCV tem como finalidade fazer pesquisas na vertical dentro de uma tabela em busca de um determinado resultado.

Essa função é muito útil em qualquer empresa e se você ainda não domina como fazer, hoje você vai aprender.

Sua Sintaxe é:

=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela; núm_índice_coluna; procurar_intervalo)

Para iniciar a função PROCV, você pode digitar dentro da própria célula assim:

= PROCV  e o Excel já mostra os demais argumentos da função para ser preenchido, conforme mostro na imagem abaixo:

procv-chamando-na-celula

Ou executar o comando conforme mostro a seguir:

  • Guia: FÓRMULAS
  • Grupo: Pesquisa e Referência
  • Botão: PROCV

argumentos-da-funcao-procv-excel

PROCV na prática passo a passo

Para facilitar o entendimento, não vou usar a linguagem técnica e vou explicar aqui, no mesmo jeito que explico no curso Excel Sem Segredo com base na imagem abaixo onde temos uma função PROCV em ação.

funcao-procv-excel-planilha

O importante e que você precisa entender na hora de criar uma função procv é:

=PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; procurar_intervalo)

Com base na imagem acima, explico cada item da sintase da procv:

valor_procurado = identifica  o valor que se deseja procurar.

Pegando como exemplo a imagem acima, o valor procurado está no célula C4. Todo valor que digitar na célula C4, é para retornar o nome do funcionário na célula abaixo, C4, onde temos o campo nome do vendedor. Tudo bem até aqui?

matriz_tabela = Identifica o conjunto de valores em que se deseja efetuar a pesquisa.

Com base na imagem acima, a matriz da tabela é o intervalo F4 até H15, ou seja, é onde encontra se os dados do código, vendedor e cargo.

núm_índice_coluna = Identifica a coluna na qual se deseja obter o valor.

O número da coluna na qual desejamos encontrar o valor procurado é a coluna VENDEDOR, pois queremos: ao digitar o código retorne o nome do vendedor. Essa coluna dentro da tabela acima, é a coluna 2.

procurar_intervalo = Poderá ser identificado por dois valores: falso (0) ou verdadeiro (1). Se for digitado Verdadeiro, retornará o valor mais próximo que for encontrado; já no caso Falso, retornará o valor exato da procura.

No exemplo citado na imagem acima, usei 0 (zero) = falso e porque? Simplesmente porque preciso que seja retornado o valor exato. Ao digitar o código do vendedor, preciso que seja retornado o nome exato do vendedor, não pode ser valor aproximado.

A fórmula depois de montada, ficou assim:

formula-procv-sintase-estrutura-no-excel

Nessa fórmula comecei usando a função SEERRO, que tem como finalidade mostrar uma informação configurada, caso o valor procurado que for digitado não esteja no intervalo da matriz. Caso isso aconteça, ao invés de retornar erro,  vai aparecer na célula B5 = Código Inexistente.

Um outro jeito de fazer essa pesquisa sem usar a PROCV,  é fazer  a pesquisa no olho, de forma totalmente manual, olhando um por um. Mas ainda prefiro e recomendo o jeito mais fácil que é aprender como fazer a procv e deixar tudo automático em sua planilha, facilitando e muito o seu dia a dia.

Voltar para a página inicial