Divisão no Excel

Aprenda nesse artigo como dividir no Excel, seguindo o meu passo a passo, de forma simples, fácil e rápida. Ao ler esse artigo você vai aprender tudo o que precisa para fazer qualquer divisão no Excel, seja em uma planilha simples ou mais avançada.

A divisão é uma das 4 operações básicas matemáticas, assim como já escrevi sobre SOMA, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO e agora é a vez da DIVISÃO para completar as 4 operações.

divisao-no-excel-como-fazer

Qual a estrutura para fazer uma conta de Dividir no Excel?

No Excel, a operação de divisão é representada pelo operador / (barra) e não existe a função DIVIDIR no Excel.

Importante:

Assim como em uma operação matemática existe uma ordem para resolvermos as operações, no Excel segue a mesma ordem, confira:

  1. Ordem das operações no Excel: Quando você for fazer um cálculo que tem multiplicação, divisão, soma ou subtração, primeiro resolve a multiplicação e divisão, depois resolve a soma e a subtração;
  2. Ordem dos parênteses: Primeiro se faz o cálculo do que está dentro dos parênteses e depois calcula o que está fora.

A estrutura de uma operação de divisão é bem simples, confira abaixo:

= célula / célula ou então =(célula / célula ), ou ainda, =(célula) / (célula).

Enfim, qualquer uma delas dará certo.

No Excel você pode dividir números em uma célula ou dividir números usando referências de célula. O mais recomendado é a segunda opção e será com base nela que vamos fazer um exemplo abaixo:

Dividir números em uma célula

Para dividir um numero digitando direto em uma célula, a estrutura da sua fórmula vai ficar assim:

Nunca se esquecer de colocar o sinal de = para começar a sua fórmula.

Na coluna D, mostro o resultado da divisão, ficando assim: =120/4 e ao apertar o <enter>, vai aparecer o resultado igual a 30.

Dividir números em uma célula

Dividir números usando referências de célula

Outra maneira e até mais segura é fazer a divisão usando referências de célula, citando a linha e coluna, como podemos ver no exemplo abaixo:

No Exemplo abaixo, temos na coluna D a seguinte sintase da formula: =B4/C4 ou seja, estou dizendo para o Excel pegar o valor que está na coluna B, linha 4 e dividir pelo valor que está na coluna C, linha 4 e mostrar o resultado na coluna D, linha 4.

Essa é a fórmula mais segura para fazer a operação de divisão no Excel, até porque se você precisar alterar qualquer um dos valores, o resultado continua mostrando automaticamente e você não corre o risco de errar.

Dividir-numeros-usando-referências-de-célula-do-excel

Qualquer dúvida, estou a disposição para ajudar você nessa jornada e aprender o Excel Sem Segredo, de forma simples e rápida.

Abraços

Lourival Melo