Você acha o Excel difícil? Já pensou em dominar esse software, porém acha que é muito complicado? Leia esse artigo e descubra os segredos dessa ferramenta espetacular.
O Excel é um programa muito prático e fácil. As fórmulas e funções do Excel facilitam muito o dia-a-dia. O Excel e agiliza o trabalho. Uma dica para você que deseja dominar o Excel: comece aprendendo as fórmulas mais usadas. Você aprende fórmulas mais básicas e depois vai dominando fórmulas mais complexas.
Nesse texto você aprenderá como se insere fórmulas no Excel de forma descomplicada. Você também conhecerá as fórmulas mais usadas no Excel e portanto as que você deve começar a aprender. Continue lendo e desvende essa ferramenta que irá facilitar sua vida.
Fórmulas no Excel em 2 passos
A primeira coisa que você precisa aprender como inserir uma fórmula no Excel. Isso é mais simples do que parece.
Passo 1: Selecione onde a fórmula inserida
Antes de mais nada você precisa escolher onde a fórmula será inserida. A fórmula pode estar em uma tabela, gráfico, ou em uma outra planilha. Independentemente do que você estiver fazendo a você irá selecionar a célula onde a fórmula será inserida.
Passo 2: Insira a fórmula
Depois de selecionar onde a fórmula será aplicada você insere a fórmula. Para isso é bem simples. Você digita o sinal de igual (=), depois digita a fórmula que pretende aplicar, abrir parênteses “ (“, insere o argumento (informações) e fecha parêntese “) ”.
É assim que você insere uma fórmula no Excel. Mais fácil que usar o WhatsApp. Não acha?
Agora que você sabe como inserir uma fórmula no Excel, é importante conhecer as fórmulas mais usadas.
As fórmulas e funções mais usadas no Excel
Conhecer as fórmulas mais usadas no Excel será um grande diferencial se você pretende usar efetivamente essa ferramenta. Conhecendo e aprendendo essas fórmulas você já consegue realizar as principais funções do Excel e agilizar sua vida ou se destacar no mercado de trabalho, vamos lá segue as principais formulas do excel.
Formulas Básicas do Excel
Separamos nesta lista as formulas e funções básicas do Excel, essas formulas e funções são simples para você estudar.
Função SOMA
A fórmula mais simples e fácil de aplicar do excel a fórmula soma. Essa fórmula ajuda você a somar intervalos com valores matemáticos de forma prática. Você pode somar colunas ou linhas inteiras sem precisar somar número por número.
→ Como fazer Função SOMA
Função MODO
Essa função serve para encontrar o valor que mais se repete em uma tabela ou planilha.
→ Como fazer Função MODO
Função MÉDIA
Essa função calcula a média dos valores ou intervalo selecionado.
→ Como fazer Função MÉDIA
Função SUBSTITUIR
No Excel se você precisa substituir ou corrigir uma informação em uma tabela muito grande, essa função será muito útil.
→ Como fazer Função SUBSTITUIR
Função ARRED
Essa função serve para arredondar um valor com a quantidade de caracteres desejado.
→ Como fazer Função ARRED
Função ARRUMAR
Quando você insere essa fórmula o Excel arruma sua tabela excluindo os espaços desnecessários.
→ Como fazer Função ARRUMAR
Função CONCATENAR
Essa função junta textos que estão em células diferentes.
→ Como fazer Função CONCATENAR
Formulas Excel Avançado
Separamos nesta lista as formulas e funções do Excel avançado, essas formulas são simples para você estudar.
Função SE
No Excel a função se funciona como uma fórmula lógica. A função é uma condição que você aplica no Excel para obter um resultado. Ela funciona da seguinte maneira: (se algo for verdadeiro; faça uma coisa; se não faça outra). Isso pode ser aplicado de diversas maneiras e em várias situações.
→ Como fazer Função SE
Função CONT.SE
No Excel essa função é aplicada quando quer contar informações seguindo um critério lógico. Por exemplo vendas feitas em determinado mês, ou produtos com características específicas em uma lista ou tabela.
→ Como fazer Função CONT.SE
Função SOMASE
Essa função é bem parecida com a função CONT.SE. A diferença é que ao invés de só contar a ocorrência de uma especificidade a função SOMASE faz a soma de valores seguindo um critério lógico.
→ Como fazer Função SOMASE
Função PROCV
No Excel essa função serve para encontrar uma informação em uma coluna de uma tabela. Por exemplo, quando se quer encontrar uma pessoa em uma tabela usando seu sobrenome, número de inscrição, apelido.
→ Como fazer Função PROCV
Função DIATRABALHO
Essa função do Excel exclui finais de semana e datas identificadas como feriado. Isso quando for contar dias trabalhados, datas de vencimento de faturas… DIATRABALHO é com certeza uma função indispensável para quem quer se destacar no mercado de trabalho.
→ Como fazer Função DIATRABALHO