Como somar no Excel?

Você está precisando aprender como fazer uma soma no Excel? Se a sua resposta foi SIM, parabéns, você chegou ao lugar certo e nas próxima linhas você vai aprender como somar no Excel de uma forma simples e fácil, sem complicação e sem enrolação!

Em qualquer planilha no Excel, você vai precisar saber como realizar uma soma e nessa aula, vamos usar o exemplo da planilha abaixo para realizarmos os cálculos e ao final, você vai estar dominando como fazer qualquer tipo de soma no Excel, de forma simples e fácil.

planilha-soma-no-excel

Soma no Excel passo a passo

Nas próximas linhas abaixo confira o passo a passo e qual o melhor jeito para se realizar somas no Excel. Preparado? Então vamos colocar a massa…em 3, 2, 1…

somando

1º passo – Entender o que precisa ser feito

Com base na planilha de exemplo, vamos realizar os seguintes cálculos:

  1. Somar as despesas que constam no período (janeiro, fevereiro e março) conforme você pode ver na horizontal da planilha, começando na linha 3 e finalizando na linha 9. Totalizar no campo total por despesas que está na coluna E. OK?
  2. Também vamos realizar a soma por período, somando o total geral de despesas em cada mês, sendo a soma da coluna B, C e D e totalizando na linha 11, no campo total por mês.

 

curso de excel completo e online com desconto promocional de 100 reais
<< CLIQUE AQUI >> e DOMINE Gráficos, Fórmulas e Planilhas Rapidamente.
Método testado e aprovado por centenas de alunos que já estão dominando o Excel, sem sofrer.

2º passo – Criar uma planilha com os dados

Esses são os dados do que precisamos somar. Então o primeiro passo é você criar uma planilha idêntica a que coloquei acima, antes de seguir na leitura. Abre o Excel ai no seu PC e digite cada item e valor em sua planilha.

Pronto, podemos seguir então?

3º passo – Formas de realizar uma soma no Excel

Nesse terceiro passo vou compartilhar os três jeitos que podem ser usados para realizar uma soma no Excel. O resultado será o mesmo nos 3 cálculos, mas recomendo você usar o segundo ou terceiro exemplo por ser mais seguro e você vai entender o motivo.

3jeitos-de-fazer-calculos-de-soma-no-excel-com-formulas

1 – Primeiro jeito de realizar uma soma no Excel

Aqui a forma usada para realizar a soma foi citar o valor de cada item que desejamos diretamente na celula onde queremos que seja mostrado o resultado, no caso a CÉLULA E3.

Você pode somar assim, mas alem de ter um grande trabalho pela frente, as chances de erro são grandes e um único valor digitado errado, pode comprometer o seu trabalho.

soma-no-excel-Nunca-fazer-assim

A estrutura da fórmula usada para realizar essa soma foi:

= valor + valor + valor

→ NÃO INDICO usar os cálculos desse jeito, pois o risco de erro é grande.

 

2 – Realizar uma soma citando as referências de cada célula no Excel

No exemplo abaixo, a soma dos valores foi feito com base na referência de cada célula, ou seja, invés de citar os valores na célula que desejo somar,  eu fiz referencia a cada célula conforme você pode verificar na imagem abaixo.

Esse jeito é bem seguro e caso você precise alterar qualquer valor, só precisa entrar na célula, alterar e pronto, o resultado da sua soma já vai ser atualizado automaticamente.

somar-no-excel-referencia-de-celulas

A estrutura da fórmula usada para realizar essa soma foi:

= Célula valor Janeiro (B3) + (sinal de mais) Célula valor Fevereiro (C3) + Célula valor Março (D3)

3 – Realizar a soma com a função SOMA do Excel

O jeito mais usado no dia a dia é usar a função SOMA. Diferente da subtração, quando queremos somar algum valor no Excel temos a nossa disposição uma função que facilita e muito os cálculos em planilhas, seja uma planilha simples ou mais complicada.

Na planilha do nosso exemplo, usei a função soma e abaixo mostro o passo a passo para você usar, caso nunca usou.

funcao-soma-no-excel

Como usar a função SOMA (+) passo a passo

A função soma é o jeito mais fácil e simples de criar uma fórmula no Excel e para inserir agora uma função na sua planilha, vá até o campo onde deseja mostrar o resultado e execute o comando seguinte conforme mostro na imagem abaixo:

COMANDO PARA EXECUTAR:

  • Guia: PÁGINA INICIAL
  • Botão: AUTO SOMA

menu-ferramentas-soma

Ao clicar no botão AUTOSOMA, o próximo passo é selecionar as células onde estão os dados que deseja somar, apertar <enter> e o resultado será mostrado no campo desejado, sendo aqui, na célula E3.

Feito isso, só repetir, executando a soma de cada campo desejado.

Exercício para praticar a Soma no Excel

Bom… agora que você sabe como somar no Excel, recomendo você reproduzir em seu computador e fazer os cálculos de todos os campos da planilha abaixo, somando cada despesa e depois somar na vertical o total de cada mês.

Topa esse desafio? 

Lembre-se, o melhor jeito de aprender é praticando!

Segue a planilha abaixo para você reproduzir e realizar os cálculos dos campos que estão destacado em amarelo.

planilha-do-excel-ensinando-como-somar

Então chegamos ao fim dessa aula e o objetivo final aqui é você concluir o exercício acima e dominar como fazer qualquer soma no Excel, usando uma das três maneiras que ensinei acima.

Desejo sucesso e conte comigo.

Abraços,
Lourival Melo

CURSO ONLINE DE EXCEL (+DESCONTO)

Cansado de perder tempo procurando por dicas sobre Excel? Aprenda de uma vez por toda, dominando Gráficos, Fórmulas e Planilhas Rapidamente, estudando no conforto da sua casa. Fazendo sua inscrição hoje, você recebe 100,00 de desconto e o curso sai por apenas —-, podendo ser parcelado em até 12x.

Clique na imagem abaixo… e aprenda com contador que já domina o Excel a 22 anos. Método passo a passo, para qualquer pessoa aprender de forma fácil e rápida, sem complicação. Clique no banner abaixo.

curso de excel completo e online com desconto promocional de 100 reais
<< CLIQUE AQUI >> e DOMINE Gráficos, Fórmulas e Planilhas Rapidamente.
Método testado e aprovado por centenas de alunos que já estão dominando o Excel, sem sofrer.

 

→ Voltar a home